4 dicas para usar a mochila corretamente

4 dicas para usar a mochila corretamente

Milhares de pessoas usam mochila todos os dias, especialmente estudantes. Esse acessório faz parte do cotidiano, mesmo que muitas vezes esteja excessivamente pesado e/ou incômodo demais. O problema é que seu uso incorreto  pode causar grandes estragos à coluna.

Então, é bom ficar atento à maneira pela qual você está fazendo seus trajetos com esse peso nas costas, e também ficar de olho nas crianças. Prevenir problemas nas costas quando jovem é o melhor caminho para evitar complicações futuras.

Confira quatro dicas de como fazer isso e arrume as suas mochilas e as das crianças!

O uso correto da mochila

  1. Escolha bem o modelo

A qualidade da peça é fundamental tanto para a segurança da coluna quanto para o  conforto. Os modelos ideais são aqueles com alças ajustáveis e acolchoadas. O tamanho também é importante: o fundo deve ficar na área da coluna lombar, e não solto, pois isso puxa o corpo para trás e força pessoa a voltar para frente constantemente com os ombros. As alças não podem ser maiores do que os ombros e nem finas demais.

  1. Calcule o peso

O peso máximo para ser carregado nas costas é igual a 10% do peso da pessoa. Ou seja, se você tem 50kg, não ultrapasse os 5kg de carga. Outra forma mais rápida é perceber se é preciso mudar a postura para suportar o peso. Se o corpo estiver indo para frente para se manter equilibrado, é sinal de que há excesso de carga.

  1. Nunca use de um lado só

Muitas pessoas têm a mania de deixar as mochilas penduradas por uma só alça. Isso é bastante prejudicial, já que a coluna fica desequilibrada. Os resultados dessa prática costumam incluir dores e até quadros de escoliose.

  1. Distribua o conteúdo

Em relação ao que está dentro da bolsa, procure deixar o que for mais denso (livros, normalmente) rente à coluna, nunca solto e se movendo de um lado para o outro. O restante do conteúdo pode ser distribuído pelos outros bolsos e afins, de maneira uniforme. Procure só deixar lá dentro o que será usado no dia, tanto para evitar sobrecarga desnecessária quanto para evitar que algo bagunce sua organização.

A grande regra para perceber se o uso das mochilas está ou não sendo prejudicial à saúde é notar se há exigência de alteração na postura. O mesmo vale para as de rodinhas: elas geralmente são melhores para a coluna, desde que sua haste esteja na altura certa para que a pessoa não precise se abaixar para puxá-la.

A mochila ideal vai evitar dores nas costas, dores de cabeça e outros problemas maiores, que vão desde a escoliose até a hiperlordose e cifose. Para quem já apresenta essas condições, o uso correto é imprescindível. Cuide da sua coluna agora e fique tranquilo amanhã!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

O post 4 dicas para usar a mochila corretamente apareceu primeiro em Ortopedista em São Luis | Dr. Henrique Rios.

Olá! bem vindo ao nosso atendimento via Whatsapp. Como podemos ajuda-lo(a)?
Powered by