5 exercícios para amenizar os sintomas do esporão de calcâneo

5 exercícios para amenizar os sintomas do esporão de calcâneo

O esporão do calcâneo é assim chamado, pois, clinicamente, se trata de um crescimento anormal do calcâneo, osso do calcanhar e que dá origem à protuberância que tanto incomoda as pessoas que manifestam esse problema.

É interessante ressaltar que o esporão é causado por inflamações e traumas presentes no calcanhar e não afeta apenas o osso que dá origem ao problema, mas também a região ao redor, incluindo a fáscia plantar (ligamento presente na sola do pé) e os tendões. É justamente a persistência dessas lesões e inflamações que permite a calcificação da parte anormal do calcâneo e dá origem ao esporão.

Existem diversos hábitos e fatores de risco que propiciam o aparecimento do problema. No entanto, quando o esporão calcâneo já está manifestado, não existe outra opção que não tratá-lo, de modo a diminuir as dores e o incômodo.

Por isso, na sequência, serão elencados alguns exercícios que podem ajudar a diminuir os sintomas do problema.

Pegar toalha com os pés

Este exercício consiste em uma atividade bastante simples. Coloque uma toalha de rosto no chão e algum peso sobre ela, como uma pedra ou um livro leve. Na sequência e em pé, tente pegar a toalha com os dedos dos pés e trazê-la o mais perto possível de si.

Rolamento com bola elástica

Em pé, coloque a planta do pé acometido pelo esporão sobre uma bola elástica (do tipo texturizada, com diversas bolinhas em sua superfície) e, pressionando levemente, faça um movimento completo do pé, de modo que a bola vá desde o calcanhar até a ponta dos dedos. Este exercício ajuda a diminuir a dor na planta do pé e deve ser realizado por cinco minutos três vezes ao dia.

Este mesmo exercício pode ser feito substituindo a bola elástica por uma garrafa pet preenchida com gelo. Nesse caso, coloque uma toalha sobre a garrafa para não ferir a planta do pé com o frio.

Alongamento de panturrilha para esporão de calcâneo

Com um pé apoiado sobre uma rampa, de modo que ele fique em um ângulo de 45º em relação ao corpo, e a outra perna relaxada, estique ao máximo até o joelho da perna com o pé apoiado, até sentir a panturrilha sendo alongada. Mantenha a posição por 20 segundos. Faça quatro repetições em cada perna.

Apoio de calcanhar

Fique de frente e com o corpo paralelo a uma parede, distante cerca de 30 cm. Apoie o calcanhar de um dos pés no chão e seus dedos na parede, buscando formar um ângulo de 45º em relação ao chão. Na sequência, escorregue lentamente os pés pela parede até que eles toquem o chão. Repita quatro vezes o movimento para cada pé, preferencialmente três vezes ao dia.

Levantamento de pernas

Deite-se com o corpo reto sobre uma superfície dura e lisa. Na sequência, sem retirar o quadril do chão, erga as pernas juntas o máximo que conseguir, sem flexionar os joelhos e fazendo com que o corpo forme um “L”. Mantenha por 20 segundos e volte à posição inicial. Faça cinco repetições três vezes ao dia.

Vale ressaltar que, apesar de eficazes, tais exercícios servem apenas para aliviar os sintomas. O esporão de calcâneo deve ser acompanhado por um ortopedista para analisar clinicamente a situação e verificar qual o melhor tratamento a ser seguido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.

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