7 exercícios para aliviar a dor na mão

7 exercícios para aliviar a dor na mão

Só quem já teve dor nas mãos, sabe como esse problema é incômodo. As dores nessa parte do corpo podem ser causadas por diferentes motivos, incluindo inflamações, fraturas e alterações reumatológicas.

A dor na mão aparece com o membro em repouso ou movimento. Quando ela se manifesta, pode ser um indício de artrite reumatoide, artrose, síndrome do túnel de carpo, tendinite, cistos ganglionares, entre outras causas.

Dores nas mãos podem estar associadas à falta de estímulos, o que pode tornar a musculatura fraca ou excesso de movimentos repetitivos, que podem gerar lesões.

Para definir o diagnóstico e receber o tratamento adequado, é fundamental procurar o médico especialista em reumatologia e ortopedia. Geralmente esse tipo de dor pode ser tratada com repouso, medicação específica, uso de gelo no local, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

Há, também, diversos exercícios para aliviar a dor na mão. Eles são simples, eficientes e podem ser realizados em casa, não apenas para tratar, como para prevenir o problema. Confira a seguir!

7 exercícios para aliviar a dor na mão

1. Punho fechado

Esse exercício pode ser feito sempre que a mão doer ou antes que isso aconteça. Para realizá-lo, mantenha a mão alinhada e feche-a devagar, deixando apenas o polegar para fora. Abra e feche por 10 vezes seguidas. Terminada a sequência, repita o processo na outra mão.

2. Polegar espalmado

Espalme a mão e deixe-a em linha reta. Em seguida, dobre o polegar e tente alcançar o dedo mindinho. Após alguns segundos, volte à posição normal. Repita esse exercício de 5 a 10 vezes.

3. Dedos dobrados

Novamente com a mão espalmada, dobre seu dedo polegar em direção à palma e permaneça assim por poucos instantes. Volte para a posição normal e faça a mesma coisa com todos os dedos seguintes.

4. Exercício do “O”

Quando dores repentinas surgirem, faça esse exercício. Comece abrindo as mãos e depois una indicador e polegar como se fosse formar a letra “O”. Repita várias vezes rapidamente até o desconforto passar.

5. Exercício do polegar para cima

Apoie o braço e as mãos em uma mesa, com o dedo mindinho encostando no móvel. Feche os dedos e aponte o polegar para cima, como no tradicional sinal de “curtir”. Abra e feche os quatro dedos restantes.

6. Punho esticado

Estique o braço deixando a palma da mão para baixo. Mantenha essa posição até notar que os tendões estão esticados. Retorne para a posição normal e repita o movimento 10 vezes. Esse exercício é ideal para quem sofre com dor na mão por causa de artrite.

7. Alongamentos gerais para o punho

Apertar e soltar uma bola macia várias vezes é um exercício prático para fazer no dia a dia e aliviar a dor na mão. Outro alongamento excelente para o punho consiste em esticar o braço direito para frente, apontar a mão para baixo e, com o auxílio da mão esquerda, forçar a direita moderadamente para cima, em direção ao seu corpo, por 5 segundos. Depois inverta os lados.

As mãos são membros extremamente importantes, afinal, elas são responsáveis por boa parte dos movimentos envolvidos na coordenação motora fina, como desenhar, digitar, pintar, escrever, fazer pinça com os dedos. Sendo assim, cuide dessa parte do seu corpo e, ao primeiro sinal de problema, consulte um médico de sua confiança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

O post 7 exercícios para aliviar a dor na mão apareceu primeiro em Ortopedista em São Luis | Dr. Henrique Rios.

Olá! bem vindo ao nosso atendimento via Whatsapp. Como podemos ajuda-lo(a)?
Powered by