Como aliviar os sintomas da artrose

Como aliviar os sintomas da artrose

Só quem sofre com a artrose sabe como é lidar com dor frequente nos mais diversos lugares. Quanto menos perceptíveis se tornarem os sintomas, maior a qualidade de vida do paciente. Por isso, alguns hábitos novos podem colaborar e fazer a diferença no alívio dos sintomas.

Dicas para reduzir a dor da artrose

  1. Repouso

Esta é a principal recomendação médica e não é à toa! Repousar é importante, principalmente quando a dor estiver muito intensa. No dia a dia, procure intercalar a atividade rotineira com pequenos períodos de descanso. Mas não precisa exagerar, já que se tornar muito dependente dos outros pode até piorar o quadro psicológico e mesmo físico dessa condição.

  1. Exercício físico

Parece contraditório, mas não é. Quando as dores não estiverem fortes demais, é altamente indicado que o paciente faça alguns exercícios. Não precisa ser nada muito pesado. Fazer caminhadas, andar de bicicleta e outras atividades aeróbicas já ajudam bastante e não cobram tanto do corpo. Essa prática tem dado ótimos resultados com os grupos de pacientes que as inclui em seus tratamentos.

  1. Calor ou frio

Terapias de calor ou de frio costumam funcionar para determinados tipos de artrose. No geral, aplicar compressas quentes é melhor, pois elas relaxam os músculos. Entretanto, se houver uma área inflamada, o ideal é usar compressas frias.

  1. Peso certo

Manter o peso ideal para sua altura é importante para não agravar os sintomas. Muitas vezes, a doença surge por conta da obesidade. Se estiver com sobrepeso, perder alguns quilos pode ser interessante (se seu médico concordar, é claro). Dietas simples já ajudam, e se você fizer os exercícios ao mesmo tempo, o emagrecimento é inevitável!

  1. Massagens

Massagear as zonas doloridas proporciona um alívio momentâneo, mas também pode reduzir a reincidência do sintoma ao longo do tempo. É importante salientar que a massagem deve ser suave, atentando para não exagerar na pressão. Se quiser, alguns óleos facilitam a massagem e a tornam mais prazerosa. As melhores opções são o óleo de gengibre, de eucalipto e de alecrim.

Essas dicas configuram tratamento?

Não. Tudo isso pode ser recomendado pelo médico, e certas mudanças no estilo de vida são essenciais para o alívio da dor, mas isso não significa que apenas seguir essas orientações sem auxílio médico resolverá o problema.

A artrose é uma condição séria, por isso, requer acompanhamento médico, tanto para aliviar os sintomas quanto para mantê-la sob controle. Além do mais, as dores são controladas geralmente com medicamentos específicos que devem ser prescritos para cada caso.

O médico responsável também saberá informar outros fatores que podem influenciar na intensidade da dor (como o peso ou a maneira pela qual os exercícios estão sendo feitos) e orientar o paciente de forma personalizada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

O post Como aliviar os sintomas da artrose apareceu primeiro em Ortopedista em São Luis | Dr. Henrique Rios.

Olá! bem vindo ao nosso atendimento via Whatsapp. Como podemos ajuda-lo(a)?
Powered by