Como aliviar os sintomas da bursite

Como aliviar os sintomas da bursite

A bursite é uma condição que ocorre após a inflamação da Bursa (também chamada de bolsa sinovial). A estrutura, localizada entre a pele e o tendão ou entre o tendão e o osso, é cheia de líquido e atua tanto no deslizamento dos tecidos como no amortecimento e nutrição deles.

A condição pode ser crônica ou aguda, além de afetar quadris, cotovelos, ombros, dedões do pé, calcanhares, joelhos e/ou outras articulações. De modo geral, qualquer articulação que realiza movimentos muito repetitivos ao longo do dia pode apresentar a inflamação.

Pensando nas dores incômodas que a bursite pode causar, trouxemos, neste artigo, algumas dicas que podem ajudar no alívio de seus sintomas.

Preparado para conferir? Então vamos lá.

De modo geral, os principais sintomas da inflamação na Bursa consistem em dores agudas ou crônicas na articulação afetada; sensibilidade e rigidez ao movê-la ou pressioná-la; além de vermelhidão, sensação de calor ou inchaço na região.

Na hora de aliviar tais sintomas, são algumas alternativas

Uso de medicamentos

Geralmente, a bursite é tratada apenas com remédios analgésicos. Mas, caso a inflamação seja decorrente de uma infecção, pode se tornar necessário ainda o consumo de medicamentos antibióticos (devidamente prescritos pelo médico responsável pelo tratamento da condição).

Repouso

O repouso da articulação afetada pela inflamação também é fundamental para alívio dos sintomas. A área em questão deve ser suportada ainda por travesseiros, de modo a diminuir a dor e o possível inchaço.

Além disso, muito cuidado ao praticar atividades físicas (por mais simples que elas sejam, como caminhar, por exemplo). Só faça com a devida autorização médica.

Terapia

O médico responsável pelo tratamento pode indicar ainda a realização de exercícios ou de fisioterapia para fortalecimento dos músculos na região afetada pela bursite. A prática não só alivia dores e demais sintomas como também ajuda a prevenir uma possível reincidência da condição.

Aplicação de gelo

A aplicação de gelo pode levar à melhora praticamente instantânea dos sintomas da inflamação na Bursa. Esse tratamento pode ser aplicado até 3x por dia, por uma média de 15 a 20 minutos.

Uso de travesseiros e/ou joelheiras

No caso de bursites no joelho, as joelheiras podem se tornar grandes aliadas no alívio dos sintomas, uma vez que, ao suportarem a articulação da região, podem reduzir a dor.

O mesmo serve para os travesseiros, que podem suportar as articulações do quadril e de outras regiões do corpo na hora de dormir.

Além disso, lembre-se de tomar muito cuidado para não dormir “em cima” do quadril (ou seja, do lado do quadril inflamado).

Injeções de corticosteroides

Se as dores forem muito agressivas, os sintomas poderão ser aliviados apenas por meio de injeções de corticosteroides. Esse método de tratamento, que costuma ser eficiente por conta própria, traz o alívio praticamente imediato dos sintomas e só é recomendado em casos mais graves de inflamação.

Punção

O procedimento de punção (que visa esvaziar o conteúdo traumático e/ou inflamatório de dentro da bolsa sinovial) também pode ser recomendado em casos mais agressivos de bursite.

Agora você já sabe como aliviar os sintomas da bursite. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

O post Como aliviar os sintomas da bursite apareceu primeiro em Ortopedista em São Luis | Dr. Henrique Rios.

Olá! bem vindo ao nosso atendimento via Whatsapp. Como podemos ajuda-lo(a)?
Powered by