Como dormir bem

Como dormir bem

Que o sono de qualidade é capaz de recarregar as energias não é novidade, mas, o que nem todos sabem, é que ele vai muito além de seu poder revigorante.

Dormir bem traz múltiplos benefícios, incluindo a redução do estresse, regulação do apetite, controle do peso, melhora do humor, ativação da memória, relaxamento muscular, rejuvenescimento da pele, estímulo ao raciocínio lógico, fortalecimento ósseo e prevenção de doenças.

Se a qualidade do sono pode impactar tão positivamente a saúde, bem-estar e qualidade de vida, que tal conferir as minhas dicas para dormir mais e melhor? Vem comigo!

Estabeleça uma rotina do sono

Para dormir bem é importante adotar hábitos saudáveis, a começar pelo estabelecimento da rotina do sono, com horários bem definidos para se deitar e se levantar.

Procure manter esses horários até mesmo aos finais de semana e feriados, para não desregular o seu relógio biológico.

Evite o consumo de alimentos estimulantes à noite

Evite consumir alimentos como chocolate, chá preto, café, guaraná, energéticos e bebidas à base de coca, especialmente à noite. Eles aumentam a propensão à insônia. Prefira alimentos leves e priorize pequenas porções.

Crie um ambiente favorável

O ambiente faz toda diferença na qualidade do sono! Por isso, é indispensável que o quarto seja silencioso e esteja escuro. Além disso, é ideal que as roupas de cama sejam limpas e confortáveis, assim como o travesseiro e o colchão.

Por falar em colchão, a densidade deve ser escolhida levando em consideração a relação peso x altura de seus usuários.

Não use eletrônicos antes de dormir

Esqueça aquele velho hábito de assistir televisão, mexer no computador ou responder mensagens no celular antes de dormir. Esses aparelhos excitam o cérebro e aumentam a agitação. É difícil se “desligar” mesmo depois que a tela é apagada.

Pratique exercícios regularmente

Faça atividades físicas com regularidade, pois, ao se exercitar, o corpo gasta uma maior quantidade de energia e, com isso, ocorre o aumento da necessidade de descanso.

Vale destacar que 30 minutos diários de exercícios são suficientes, só que tem um detalhe: você deve evitar a malhação tarde demais para não prejudicar o sono.

Adote a postura adequada para dormir

A postura também interfere no sono de qualidade. As duas melhores posições para dormir são de lado e de barriga para cima. Quem dorme de lado dispõe de um melhor alinhamento da coluna, o que facilita a respiração.

Quem dorme de barriga para cima conta com uma maior área de apoio, o que proporciona o relaxamento dos ombros.

Já quem dorme de barriga para baixo tem maiores chances de sofrer com refluxo, problemas respiratórios e rotação da coluna cervical, o que pode causar dores.

Independentemente da posição escolhida, não durma em cima das mãos ou dos braços. Esse mau posicionamento pode provocar dores e formigamentos.

Use travesseiros

Os travesseiros são verdadeiros aliados do sono. Colocar o travesseiro debaixo dos joelhos ao dormir de barriga para cima pode ajudar a relaxar a musculatura lombar.

Usar três travesseiros (um na altura do ombro, um entre os joelhos e um abraçado junto ao corpo) também cumpre esse papel de relaxamento quando adotamos a posição de lado para dormir.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!

O post Como dormir bem apareceu primeiro em Ortopedista em São Luis | Dr. Henrique Rios.

Olá! bem vindo ao nosso atendimento via Whatsapp. Como podemos ajuda-lo(a)?
Powered by